A importância da atividade física para a saúde

A importância da atividade física para a saúde

Se você tem dúvidas sobre a importância da atividade física para a saúde é porque você ainda não conhece todos os benefícios que o exercício físico pode te trazer. 

Talvez você seja aquela pessoa que não tem tempo para fazer um exercício físico ou é alguém que não consegue se adaptar a uma rotina de treino. 

O fato é que você precisa realizar atividade física regularmente se quiser melhorar a sua qualidade de vida e ter uma velhice tranquila. 

Pode parecer papo de profissional de educação física, mas se você já leu algum artigo meu sabe que eu não sou a maior fã de atividade física. 

O que quero dizer é: o que vou te mostrar aqui vai fazer você mudar o jeito como ver os exercícios físicos (assim como mudou o meu posicionamento). Vamos lá?

O que é atividade física?

Sei que pode parecer estranho fazer essa definição, mas você sabe o que realmente significa atividade física?

Atividade física nada mais é do qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que requer energia. 

Ou seja, isso inclui levantar, caminhar, andar de bicicleta, carregar objetos, subir escadas, fazer compras, dançar…

Sendo assim, você pode realizar atividade física enquanto trabalha, se diverte, realiza tarefas domésticas, viaja e se dedica a atividades recreativas. 

Por outro lado, nem todas as atividades físicas possuem a mesma intensidade. Observe:

 METs significa metabólicos, que é a intensidade metabólica da realização da atividade em comparação com o estado de repouso.

Isso quer dizer, por exemplo, que os trabalhos domésticos não geram o mesmo resultado que uma aula de ginástica.

Quem pode fazer atividade física?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o nível mínimo de atividade física para a saúde é de acordo com cada faixa etária. Observe a tabela:

Ou seja, a maioria das pessoas precisa de 20 a 60 minutos por dia de atividade física. 

7 benefícios da prática de atividade física

7 benefícios da prática de atividade física

Agora que você entendeu o que é de fato uma atividade física, quem pode realizar e quanto tempo cada pessoa pode fazer um exercício físico. 

Vou te mostrar 7 benefícios da prática de atividade física. Vamos lá?

1) Ajuda a perder peso

Esse é benefício o mais conhecido. Na verdade, muitas pessoas acreditam que a perder peso é o único motivo para realizar uma atividade física. 

No entanto, esse á apenas um entre tantos outros que vou te mostrar nas próximas linhas. 

Mas vamos falar um pouco sobre isso…

O efeito do exercício físico na redução de peso está relacionado diretamente ao gasto de energia. 

Vou te explicar.

O seu corpo gasta energia de 3 maneiras:

  1. Digerindo alimentos;
  2. Exercitando;
  3. Mantendo funções corporais como, por exemplo, batimento cardíaco e a respiração. 

Isso quer dizer que apenas uma dieta não trará grandes resultados para o seu corpo. Isso porque a ingestão menor de calorias reduz a sua taxa metabólica e já a atividade física aumenta. 

O que significa que a prática de exercícios físicos queima mais calorias e ajuda mais a perder peso.

Sendo assim, a importância da atividade física para a saúde é que ela é essencial para manter um metabolismo rápido e queimar mais calorias por dia.

2) Redução de doenças crônicas

Não realizar atividade física regularmente é a principal causa de doenças crônicas. Pois essa prática melhora a sensibilidade à insulina, a aptidão cardiovascular e a composição corporal. Além de diminuir a pressão arterial e os níveis de gordura no sangue.

Ou seja, a falta de atividade física regular, mesmo a curto prazo, pode aumentar a gordura na barriga. O que aumenta o risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e morte precoce.  

Eu sei que ter a barriga chapada às vezes pode parecer apenas estética, mas ela é um fator essencial para reduzir os riscos de doenças crônicas. 

É claro que não estou dizendo para você secar sua barriga, mas sim focar em diminuir a gordura.

3) Pode ajudar a saúde e memória do cérebro

Um estudo mostrou que a atividade física é importante para a saúde, pois ajuda a reduzir as alterações no cérebro que podem causar Alzheimer e esquizofrenia. 

Isso acontece porque o aumento da frequência cardíaca quando você está realizando uma atividade física proporciona um fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro. 

Ou seja, pode melhorar a função cerebral e proteger as habilidades de memória e pensamento. 

Além disso, pode estimular também a produção de hormônios que aumentam o crescimento das células cerebrais. 

4) Melhora do sono e da disposição

Você já reparou que quando você faz uma atividade física você consegue dormir melhor?

Isso ocorre porque a redução de energia que ocorre durante o exercício físico e o aumento da temperatura corporal estimula o processo de recuperação e melhora a qualidade do sono

Um estudo descobriu que 150 minutos de atividade física moderada por semana pode melhorar a qualidade do sono em 65%. 

Ou seja, com menos de 30 minutos por dia de atividade física você já consegue dormir melhor. 

5) Fortalece o organismo

Conforme a gente vai envelhecendo, a tendência é perder massa e função muscular. E isso pode levar a lesões e deficiências no nosso organismo. 

Por isso, a prática de atividade física regular é crucial para diminuir a perda muscular e manter a força quando a velhice chegar. 

Sem contar que o exercício físico também ajuda a aumentar a densidade óssea, o que ajuda a prevenir a osteoporose. 

6) Contribui para o bom humor, diminui o estresse, a ansiedade e a depressão

É comprovado cientificamente que a prática de atividade física melhora o humor e diminui o estresse, ansiedade e depressão.

Isso acontece porque o exercício físico produz alterações nas partes do cérebro que regulam esses sentimentos. 

Ele aumenta a sensibilidade do cérebro aos hormônios serotonina e noradrenalina, que diminuem o sentimento de depressão. 

Aumenta a produção de endorfinas que ajudam a produzir sentimentos positivos e reduzir a percepção da dor.

Além disso, auxilia também a diminuir os sintomas em pessoas que sofrem de ansiedade

É importante entender que esses benefícios não estão ligados a intensidade do seu treino, o importante é realizar alguma atividade física, independentemente de quantas horas você passa na academia ou quanto peso você consegue levantar. 

Um estudo mostrou que as pessoas que não fazem atividade física possuem mais humor negativo do que aquelas praticam qualquer exercício. 

Sendo assim, a importância da atividade física para a sua saúde está relacionada diretamente com o controle das suas emoções e humor.

7) Pode ajudar a sua pele

O exercício físico moderado pode fornecer proteção antioxidante e promover o fluxo sanguíneo, esses dois fatores ajudam a proteger sua pele e retardar os sinais de envelhecimento. 

Mas preste atenção: é o exercício MODERADO. 

Pesquisas mostram que a atividade física intensa e exaustiva pode contribuir para danos oxidativos, ou seja, pode ocasionar sinais de envelhecimento precoce. 

Consequências do sedentarismo

Consequências do sedentarismo

O sedentarismo é um “assassino silencioso”. Você não percebe, mas a falta de atividade física está te matando lentamente. 

Isso porque passar muito tempo sentado e deitado por longos períodos faz mal à saúde. 

Assistir televisão, usar o computador e usar o carro para viagens curtas, por exemplo, aumenta o risco de desenvolver doenças cardiáceas, derrame, diabetes tipo 2 e obesidade. 

Sendo assim, você não deve apenas focar em aumentar os níveis de atividade física durante o dia, mas também em reduzir a quantidade de tempo sentado ou deitado.

Como começar a praticar atividades físicas?

Fazer qualquer atividade física é melhor que não fazer nenhuma. Ou seja, se você não tem o hábito de fazer exercícios físicos comece fazendo pouco e aumente gradualmente. 

Como te disse anteriormente, o mínimo recomendado é de 30 minutos de atividade física todos os dias e você pode fazer isso de diversas maneiras. Como, por exemplo:

  • Corrida e caminhada;
  • Trocar o elevador pelas escadas;
  • Se alongar durante o dia;
  • Investir em uma academia;
  • Participar da ginástica laboral;
  • Fazer atividade física em casa;
  • Entre outros.

A avaliação médica é fundamental para garantir o sucesso da atividade física

É importante você procurar um médico antes de realizar uma atividade física de alta intensidade. 

Isso porque elas podem causar dores no peito, desmaio, tonturas, falta de ar… Principalmente se você tiver mais de 45 anos ou estiver grávida. 

A avaliação médica vai ajudar a identificar as suas condições físicas e verificar se você corre o risco de sofrer algum problema de saúde durante a realização do exercício.

Conclusão

No artigo de hoje você viu a importância da atividade física para a saúde. 

Te mostrei que os exercícios físicos possuem vários benefícios que podem melhorar a sua qualidade de vida.  Como, por exemplo, dormir melhor e diminuir o estresse e a ansiedade. 

E, como te falei no início desse artigo, todas essas informações me fez mudar a minha visão sobre atividade física. Agora de uma pessoa sedentária estou começando a realizar de 20 a 30 minutos de atividade física por dia. 

E você? Depois de saber disso tudo o que vai fazer para melhorar a sua saúde? Me conta nos comentários e vamos trocar experiências.

 

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