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Como aumentar a expectativa de vida em 10 atitudes simples

Nem todo mundo pensa em aumentar a sua expectativa de vida, mas se você chegou até aqui é porque pensa em um futuro melhor para você e sua família. 

Eu não sei se você sabe, mas…

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vários fatores influenciam para a expectativa de vida aumentar: água tratada, crescimento econômico do país, entre outros. 

Mas, além disso, há outras atitudes que podem ser praticadas individualmente. 

E é isso que vou te mostrar agora. 

Vamos lá? 

1) Fique em contato com a natureza

Um simples hábito para aumentar a expectativa de vida é ir de encontro com a natureza.

Você não precisa ir para a praia ou fazer uma trilha na cachoeira. Essas ações são boas, mas o simples fato de pegar um sol na varanda da sua casa já ajuda a aumentar a sua expectativa de vida. 

Isso porque quando a sua pele fica exposta à luz do sol, as suas células começam a produzir vitamina D. Que é uma vitamina que é essencial para saúde dos nossos ossos e ajuda a evitar diabetes, doenças cardíacas, depressão, entre outras. 

Sei que tomar suplementos ou comer alimentos ricos em vitamina D pode parecer que são formas eficazes para aumentar a quantidade dessa vitamina no seu organismo, mas há uma forma muita mais simples de fazer isso. 

Ficar 15 minutos por dia à luz do sol já é o suficiente para manter os níveis de vitamina D no seu corpo. 

Mas não se esqueça que ficar muito tempo no sol pode aumentar o risco de câncer de pele. Fique atento!

2) Passe um tempo com quem você ama

A expectativa de vida pode ser aumentada apenas passando algum tempo com seus amigos e familiares. 

Isso porque quanto mais alguém está conectado com as pessoas que ela gosta, melhor para a sua saúde geral

Até o momento não há nenhuma pesquisa que afirme com precisão porque os relacionamentos têm um papel tão importante na nossa saúde. 

A verdade é que pessoas com relacionamentos positivos (amigos, familiares e cônjuge) são menos sujeitos a manifestar comportamentos de risco e mais propensas a cuidar de si mesmas.

Mas fique atento! Isso só é válido se essas pessoas fazem bem para a sua saúde mental. 

Sendo assim, reserve mais tempo para seus amigos e familiares. Mesmo que seja por uma ligação de vídeo na internet, o importante é compartilhar histórias juntos, rir, desabafar e trocar ideias. 

3) Faça exercícios físicos diariamente

Faça exercícios físicos diariamente

Já ouviu aquela história de que fazer exercícios físicos diariamente melhora a sua expectativa de vida?

Pois é. Isso é totalmente verdade. 

Um estudo mostrou que pessoas que fazem atividade física por cerca de 3 horas por semana tinha DNA e células 9 anos mais jovens que as pessoas que não fazem nenhum exercício. 

Ou seja, são mais ou menos 30 minutos por dia!

O que significa que você não precisa virar o bombado da academia para aumentar a sua expectativa de vida, mas se você criar o hábito de se exercitar todo o dia, pelo menos, 30 minutos já faz uma grande diferença.

O que quero dizer é que fazer exercício físico diariamente quer dizer muito mais do que ir à academia, você pode fazer ioga, pilates, dançar, jump, andar de bicicleta…

O importante é não ficar parado! 

 4) Cuide dos seus dentes e passe fio dental

Pode parecer estranho que passar fio dental ajuda a aumentar a expectativa de vida, mas essa é uma afirmativa totalmente verdadeira. 

Isso porque o uso do fio dental preveni duas coisas:

  1. Doenças nas gengivas;
  2. Doenças cardíacas

Provavelmente, você se assustou com a segunda opção, certo?

Relaxa que vou te explicar!

O uso do fio dental evita que as gengivas fiquem inflamadas. E gengivas inflamadas significa que você tem uma infecção bacteriana crônica na boca.

Isso prejudica suas artérias por dois mecanismos: as bactérias podem entrar nas artérias e causar placas. O seu corpo estabelece uma resposta imune às bactérias na boca, causando uma inflamação, dificultando assim o trabalho do coração e podendo desencadear doenças cardíacas. 

Se você tem dificuldade em lembrar de passar o fio dental, uma boa dica é você deixá-lo sempre em cima da pasta de dente. 

Assim vai ser difícil esquecer de usar o fio dental, não acha?

6) Desligue os eletrônicos para ter uma expectativa de vida mais longa

Desligue os eletrônicos para ter uma expectativa de vida mais longa

Não há nenhum estudo que comprove que o uso de eletrônicos (TV, celular, tablet, etc) tem uma relação direta com a expectativa de vida. 

Mas se a gente analisar detalhadamente conseguimos verificar que uma tem relação com a outra, isso porque:

  • Os eletrônicos te torna uma pessoa inativa. Afinal de contas, você fica sentado queimando poucas calorias;
  • Inconscientemente você come mais. As pessoas nas telas dos eletrônicos, geralmente, estão comendo ou falando sobre comida;
  • Você se torna mais anti-social. Simples: ao invés de conversar com as pessoas ao seu redor você fica conectado no celular ou olhando freneticamente para a televisão.

Sem contar que eles roubam uma grande parte do seu tempo. Algumas pessoas passam horas nas redes sociais e perdem metade da vida sem fazer nada. 

7) Coma alimentos vegetais saudáveis

Comer alimentos vegetais como, por exemplo, legumes, frutas, sementes, nozes, feijão e grãos integrais, podem aumentar a sua expectativa de vida. 

Isso porque esses vegetais podem diminuir o risco de doenças como câncer, doença cardíaca, depressão, entre outros. 

Esses efeitos são por causa dos nutrientes e antioxidantes desses alimentos, que incluem polifenóis, carotenoides, folato e vitamina C

8) Não fume e modere na ingestão de álcool

As pessoas que fumam podem perder até 10 anos de vida, além de ter 3 vezes mais chances de te morrer prematuramente do que aquelas pessoas que nunca fumaram. 

Já o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode ocasionar doenças hepáticas, cardíacas e pancreáticas, além de um risco maior de morte precoce. 

Por isso, para aumentar a expectativa de vida evite fumar e consuma bebidas alcoólicas moderadamente. 

No entanto, por outro lado, há estudos que compravam que o consumo moderado tem a probabilidade de reduzir algumas doenças. 

Uma pesquisa apontou que as pessoas que bebem vinho têm 34% menos de chance de morrer precocemente do que aquelas pessoas que bebem cerveja e outras bebidas alcoólicas.

Isso porque o  vinho tem um alto teor de antioxidantes polifenóis e é um protetor contra doenças cardíacas, distúrbios neurológicos, síndrome metabólica e diabetes

9) Desenvolva um padrão de sono

Desenvolva um padrão de sono

Pode ser um tabu dormir às 8 horas por noite que as pessoas pregam por aí, mas manter um padrão de sono é crucial para aumentar a sua expectativa de vida. 

Isso porque o sono ajuda a regular a função celular e auxilia o seu corpo a se curar. 

Mas ter uma boa noite de sono diariamente não significa apenas dormir 8 horas, estudos mostram que o padrão de sono ideal varia de acordo com a sua faixa etária. 

Por isso, fique atento ao que você pode fazer para ter uma boa noite de sono regularmente e o que deve fazer antes dormir. 

Afinal de contas, pouco sono pode ocasionar inflamação e aumentar o risco de diabetes, obesidade e doenças cardíacas. 

Sendo assim, tente não usar o celular antes de dormir e a noite coma alimentos leves e saudáveis. 

10) Aumente a expectativa de vida através de exames e testes

Realizar exames e testes é uma das maneiras mais eficazes de melhorar a sua expectativa de vida.

Visitas regulares ao médico podem ajudar a tratar as doenças antes delas se tornarem algo grave. 

Por isso, não tenha medo de ter um acompanhamento médico regular. Essa atitude vai trazer mais segurança pra você e sua família. 

Além dos exames e testes, o médico vai ter acesso ao seu histórico e ficar atento a qualquer mudança no seu organismo. 

Conclusão

No artigo de hoje eu te mostrei 10 passos simples para aumentar a sua expectativa de vida. 

Você viu que praticar exercícios físicos, cuidar dos seus dentes, comer alimentos vegetais e desenvolver um padrão de sono são ótimas atitudes para você colocar em prática a partir de hoje. 

Além disso, você descobriu também que passar um tempo com quem você ama, desligar os eletrônicos, não fumar e moderar a sua ingestão de bebidas alcoólicas ajudam a aumentar a sua expectativa de vida. 

Mas agora quero saber de você… O que você pode fazer hoje para ter uma vida melhor amanhã?

Comenta aí!

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