Saúde mental e trabalho: qual a relação entre eles?

Saúde mental e trabalho: qual a relação entre eles?

Há uma relação direta entre saúde mental e trabalho que você precisa entender. Mesmo que você seja empregador ou empregado. 

Por passar a maior parte do nosso tempo no ambiente de trabalho, devemos entender que esse lugar está ligado como nós se sentimos. 

Além disso, como estamos no trabalho também afeta as nossas relações com a família e amigos. 

Digo isso porque além da pesquisa que fiz para escrever esse artigo eu também já passei por situações no trabalho que afetaram a minha saúde mental e todas as outras áreas da minha vida. 

E se você não se sente à vontade no seu ambiente de trabalho, se sente inferior, desanimado ou não tem vontade nenhuma de estar naquele lugar você precisa ler esse artigo. 

Mas se você não sente nenhum dessas coisas que citei e conhece alguém assim, envia esse artigo para ela. 

Aqui vou te mostrar o que de fato é saúde mental, qual a ligação dela com o trabalho, quais os fatores de riscos e o que pode ser feito para criar um ambiente de trabalho mais saudável. 

Vamos lá?

O que é saúde mental?

Saúde mental nada mais é como você está pensando ou se sentindo ao lidar com os altos e baixos da vida. 

Isso quer dizer que quando estamos com uma boa saúde mental, temos um propósito, uma direção para seguir. A nossa energia para realizar tarefas nos deixa animados e conseguimos lidar perfeitamente com os desafios que aparecem ao longo do dia. 

Pode parecer complexo, mas não é. Veja só: quando você está com uma boa saúde física você consegue fazer caminhadas mais longas sem perder o fôlego, certo?

Com a saúde mental é basicamente a mesma coisa. Quando você está com ela em bom estado você aproveita ao máximo seu potencial, lida com o que a vida joga para você e desempenha um papel completo em seus relacionamentos.

O fato é que a sua saúde mental nem sempre permanece a mesma. É normal ela variar devido algumas circunstâncias, o problema é quando ela está sempre no nível mais baixo. 

Ainda comparando com a saúde física, quando sua saúde mental está ruim é como se você estivesse com obesidade ou qualquer outro problema de saúde.

Ou seja, se uma angústia é persistente, por exemplo, ela pode ocasionar uma depressão ou ansiedade. 

Por isso, precisamos cuidar da nossa saúde mental antes mesmo de adquirir uma doença ou um transtorno. E o ambiente de trabalho é um fator decisivo nessa jornada. 

O que são problemas de saúde mental?

Os problemas de saúde mental podem surgir em qualquer pessoa. Isso porque eles estão associados a fatores como pobreza, genética, trauma na infância, discriminação ou doenças físicas contínuas.

É normal sentir tristeza, estresse ou ficar assustado com alguma situação, esses sentimentos passam. Mas o problema é quando eles são frequentes e acabam causando problemas de saúde mental como, por exemplo, ansiedade, depressão, alcoolismo, esquizofrenia, entre outros.

Como reconheço um problema de saúde mental?

Provavelmente uma das perguntas que estão surgindo na sua cabeça agora é como você reconhece um problema mental. 

Como eles estão ligados a fatores comuns do nosso dia a dia, muitas vezes podemos confundir quando é apenas alguns dias ruins e quando devemos procurar ajuda. 

Essa confusão é totalmente normal, pois a nossa sociedade ainda não está educada para diferenciar essas duas situações. 

Para reconhecer quando há um problema de saúde mental, sempre que houver alguns desses sintomas você deve procurar um médico ou psicólogo. Geralmente, esses sintomas estão relacionados a sua própria percepção, ou seja, quando os sentimentos estiverem:

  • Te impedindo de seguir com a vida;
  • Tendo um grande impacto nas pessoas com quem você vive ou trabalha;
  • Afetar seu humor por várias semanas;
  • Fazer com que você tenha pensamentos suicidas.

No trabalho, a saúde mental também deve ser analisada. É normal o cansaço, desânimo e o mau humor nos dias difíceis. Tem dias que não queremos falar com ninguém e apenas focar no trabalho para acabar logo de uma vez. 

No entanto, o isolamento social, a distração constante e até mesmo a procrastinação são sintomas de alerta para a saúde mental do trabalhador. 

Entendendo a ligação entre trabalho e saúde mental

Entendendo a ligação entre trabalho e saúde mental

Segundo a Organização Nacional de Saúde (OMS), o trabalho é bom para a saúde mental, mas um ambiente de trabalho negativo pode levar a problemas de saúde física e mental.

O desenvolvimento de um problema mental é o resultado de uma interação entre fatores biológicos, psicológicos e socioambientais. O que significa que o ambiente de trabalho é um contexto social com potenciais chances de desenvolver um problema de saúde mental.

Uma pesquisa mostrou que a má organização e gerenciamento do trabalho desempenham um papel significativo no desenvolvimento de problemas de saúde mental. 

Isso porque as questões psicossociais estão associadas ao risco de depressão, mau funcionamento da saúde, ansiedade, angústia, fadiga, insatisfação no trabalho e desgaste físico e emocional.

De maneira geral, os fatores do trabalho que estão relacionados a saúde mental são:

  • Longas horas de trabalho; 
  • Sobrecarga de trabalho e pressão; 
  • Falta de participação na tomada de decisão; 
  • Fraco apoio social;
  • Altos esforços e baixas recompensas no trabalho;
  • Políticas inadequadas de saúde e segurança;
  • Más práticas de comunicação e gerenciamento;
  • Baixo controle sobre a área de trabalho;
  • Horas de trabalho inflexíveis;
  • Tarefas pouco claras ou objetivos organizacionais.
  • Entre outros. 

Outro estudo realizado no Canadá mostrou que o estresse no trabalho está significativamente associado ao risco de episódios depressivos. Os indivíduos que relataram ter estresse no trabalho tiveram 2,35 vezes mais chances de relatar um episódio depressivo maior. 

Ou seja, o estresse no trabalho pode aumentar o risco relativo de exposição a riscos psicossociais e problemas de saúde mental. 

Além disso, o desemprego também é um fator de risco para problemas de saúde mental e, assim como um ambiente de trabalho negativo, pode levar ao uso nocivo de substâncias ilícitas ou álcool. 

 

Criando um local de trabalho saudável

Um ambiente de trabalho saudável é aquele em que a equipe de gestores e colaboradores estão em harmonia e contribuem para a segurança e o bem-estar de todos.

Dessa forma, para criar uma relação saudável entre saúde mental e trabalho é importante que os empregadores conscientizem a sua equipe como, por exemplo, oferecendo palestras que ajudem a compreender as oportunidades e necessidades de cada funcionário e a aprender sobre como motivar os líderes organizacionais e funcionários.

Além disso, os empregadores também podem:

  • Implementar e aplicar as políticas e práticas de saúde e segurança;
  • Informar a equipe que o apoio está disponível;
  • Envolver os funcionários na tomada de decisões;
  • Realizar práticas organizacionais que apoiam um equilíbrio saudável entre vida profissional e familiar;
  • Realizar programas para desenvolvimento de carreira de funcionários;
  • Reconhecer e recompensar a contribuição dos funcionários.

Enfim, disponibilizar tempo e recurso para práticas e intervenções que estejam integradas a saúde e bem-estar físico e emocional dos colaboradores.

Por outro lado, os próprios funcionários também podem tomar atitudes para manter uma boa saúde mental como, por exemplo, falar sobre seus sentimentos com alguém, realizar atividades físicas regularmente, ter uma boa noite de sono, se alimentar bem, beber água com frequência, se divertir, encontrar um hobby, se levantar e fazer um alongamento durante a jornada de trabalho…

Conclusão

Nesse artigo eu te mostrei qual é a relação direta entre saúde mental e trabalho. Você viu quais são os problemas de saúde mental e como você reconhece eles.

Além disso, te mostrei como a saúde mental é afetada no local de trabalho e quais atitudes podem ser colocadas em prática para criar um ambiente saudável para todos (empregadores, colaboradores e gestores).

Se esse artigo te ajudou de alguma forma, deixe um comentário. Ou se você já passou por alguma das situações citadas no texto compartilhe com a gente. 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *