Plano de saúde para atração e retenção de talentos

Todos sabemos da importância de cuidarmos da saúde. E não somente um cuidado, ela é um direito de todo e qualquer cidadão.

Segundo a Constituição Federal de 1988, Artigo 196, ela é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Esse direito deve abranger o âmbito profissional. Uma das funções do profissional de RH é certificar que  a empresa está cumprindo esse papel, a fim de proporcionar a melhor experiência dentro do ambiente de trabalho.

 

Importância da saúde corporativa

saude-corporativa

 

É necessário focar na gestão de pessoas com ênfase na saúde da empresa. Não somente com ações curativas, mas também com ações preventivas.

Isso garante o bem-estar para a população integrada na força de trabalho, sendo muito importante, uma vez que eles são a base para o funcionamento contínuo da sociedade.

Por isso, é necessário que todos tenham acesso a ela.

Além de que o investimento em saúde e segurança do trabalho dão retorno.

A importância de uma boa gestão, que investe em saúde, com certeza contribuirá para a atração e retenção de talentos.

Ao longo do texto você verá o que o departamento de recursos humanos pode fazer para melhor todo o processo interno da empresa.

 

Vantagens para a empresa

Não pense que apenas o funcionários se beneficiarão com esses cuidados.

Os privilégios serão aproveitados tanto para o empregado, como para o empregador e claro, a área de recursos humanos.

Confira-os logo abaixo:

 

Aumento de produtividade

Um funcionário acolhido, é um funcionário mais motivado. 

A pessoa estando garantida de cuidados da saúde, com certeza conseguirá cumprir suas funções e trabalhará com maior produtividade e efetividade.

Trabalhando dessa forma,  o clima organizacional, ou seja, a percepção que o funcionário tem da empresa, ficará positivo e o colaborador sentirá satisfação no ambiente de trabalho.

 

Redução da taxa de absenteísmo

Um dos indicadores de desempenho de RH, o absenteísmo é quando há períodos de ausência por parte do trabalhador.

Com uma oferta de tratamento de qualidade, o funcionário utiliza desses serviços e consequentemente falta menos no trabalho, reduzindo então a taxa de absenteísmo.

 

Minimização de ações judiciais

Ninguém quer lidar com um clima desagradável no ambiente de trabalho. Especialmente entre empregado e empregador.

Com a garantia de cuidados de saúde, o funcionário se sentirá seguro de continuar com seu trabalho e todos ficarão satisfeitos.

 

O que o RH pode fazer para o a atração e retenção de talentos

 

Atenção à saúde e bem-estar devem começar dentro das corporações, através de iniciativas de conscientização de sua importância.

Empresas que possuem programas de promoção de saúde mostram comprometimento com o empregado.

É recomendado que o departamento de RH realize programas de treinamento e desenvolvimento, de acordo com a função de cada pessoa da empresa.

Por exemplo, o de prevenção de danos. Especialmente àqueles profissionais que são expostos à situações de riscos, como quem lida com produtos químicos, materiais radioativos, entre outros.

Dessa forma empresas podem garantir a segurança do trabalho.

Veja algumas dicas de ações preventivas para o departamento de RH fazer para a atração e retenção de talentos.

Cuidar do físico

Nosso corpo precisa de ter certos cuidados para funcionar bem. Aderir a um estilo de vida saudável é o primeiro passo.

 

O papel do recursos humanos é certificar que os funcionários estão cientes do que deve ser feito em prol da saúde.

 

Alguns exemplos incluem incentivos à alimentação saudável e prática de exercício físico. Educação preventiva para hipertensão, diabetes e até câncer.

 

Cuidar do psicológico

A  saúde mental também deve ser verificada, pois também afeta o modo que os funcionários trabalham.

 

Um fator preocupante é que apenas 18% das empresas se preocupam com a saúde mental.

 

Com certeza é algo a ser mudado, já que algumas pessoas podem ter tendências depressivas ou de ansiedade por questões genéticas ou por predisposições individuais.

 

Uma das causas da deterioração mental é o estresse. Esse sendo contínuo pode gerar sequelas maiores, algumas delas sendo falta de motivação, cansaço, dores de cabeça e até desenvolvimento de doenças crônicas.

 

Assim como outras medidas para a saúde da empresa, como o monitoramento periódico. Realizando então diagnósticos precoces, o que pode evitar doenças graves e até afastamento do funcionário.

Além disso, é essencial mostrar preocupação com a saúde dentro e fora do ambiente de trabalho, já que o empregado é o bem mais valioso em uma organização.

O que fazer durante o período de trabalho?

Há medidas que podem ser implementadas durante o expediente. Unindo-as com as ações acima, com certeza você terá bons resultados. Veja o que pode ser feito:

  • Incentivar funcionários a cumprir o horário de almoço completamente

  • Optar por não discutir e desencorajar se o funcionário chegar atrasado ou faltar devido a necessidades médicas como consultas ou em casos mais sérios, internação hospitalar

  • Se interessar e ter feedback de questões emocionais como o nível de estresse

  • Investimento em cadeiras ergonômicas

  • Alongamentos e mobilidade (especialmente para quem trabalha o dia todo sentado)

 

Esse dois últimos especialmente para quem trabalha o dia todo sentado.

 

Consultoria em plano de saúde: como ela pode ajudar a sua empresa 

Toda empresa precisa ter uma estrutura adequada para funcionar de forma apropriada e bem-sucedida.

O ambiente de trabalho demanda cumprir horários, estabelecer e concluir metas… Para tudo isso, é preciso preservar o bem-estar coletivo.

Lembre-se que é necessário que todos os gestores e colaboradores trabalhem com vontade e dedicação para que a empresa mantenha a atração e retenção de talentos equilibrada.

E que forma melhor do que buscando uma consultoria em plano de saúde?

 

Por que devo me responsabilizar?

Você pode estar se perguntando o porquê de se importar em solicitar um plano de saúde para uma empresa.

 

Existem diversos motivos, mas o mais simples é: você não quer enfrentar consequências graves futuramente.

Imagina você ter que lidar com funcionários adoecidos, desabilitados e impossibilitados de trabalhar? Como visto, isso certamente acarretaria em queda de desempenho e produtividade, e ninguém quer isso.

Além de questões judiciais que isso pode implicar, caso haja funcionários descontentes. É bom evitar problemas, certo? Logo, torna-se essencial zelar pela saúde alheia.

 

Como isso beneficia a empresa?

Um plano de saúde empresarial é como o efeito dominó. Uma primeira ação leva a resultados ligados entre si. 

Contratando-o, você previne doenças e sequelas mais graves e tem uma equipe encorajada. Ou seja, uma coisa leva a outra com consequências positivas.

Consultá-lo permite atendimentos médicos e exames preventivos, contribuindo para medidas contra os de riscos de saúde, assim como o  aprimoramento de gestão interna.

Essa é uma excelente forma de melhorar o desempenho de seus funcionários e o espaço de trabalho. Além de contribuir para a valorização e retenção dos colaboradores.

Ainda pensando se é uma boa opção? Não deixe de conferir as principais vantagens de um plano de saúde empresarial bem aqui.

Concluindo, o setor de recursos humanos deve se esforçar para manter a saúde da empresa, deixando o funcionário confortável e à vontade enquanto trabalha, para assim preservar a qualidade de vida de sua equipe. 

 

7 Respostas

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *