Emprego terceira idade? 48 oportunidades para quem não quer ficar parado

Emprego terceira idade? 48 oportunidades para quem não quer ficar parado

Pode parecer loucura emprego terceira idade, mas tem muita gente que não gosta de ficar parado e prefere uma ocupação, além de hobbies e ficar cuidando dos netos

De acordo com uma pesquisa de 2019 do Associated Press-NORC Center for Public Affairs Research, dois em cada 10 trabalhadores com mais de 50 anos não querem parar de trabalhar e uma em cada cinco pessoas com mais de 65 anos está trabalhando ou procurando ativamente por trabalho.

Ou seja, emprego na terceira idade é mais comum do que você imagina. Seja para complementar uma renda ou apenas para se manter ativo. 

Convenhamos também que não é qualquer tipo de trabalho que uma pessoa com mais de 60 anos pode fazer sem correr o risco de sofrer uma lesão crônica. Mesmo os idosos que praticam atividade física regularmente é importante se atentar a oportunidades que se adéquem a sua idade. 

Mas fique tranquilo que separei para você 48 oportunidades para quem não quer ficar parado na terceira idade. 

Veja só!

9 melhores empregos de meio período para idosos

Uma boa opção para quem procura emprego na terceira idade são aquelas de meio período. Isso porque não demanda todo o tempo do idoso e o mantém livre para outras tarefas. 

Sendo assim, algumas dessas opções é ser um tutor (para aqueles idosos que desejam compartilhar seu conhecimento), embaixador de uma marca (para aqueles que tem uma rede social grande e quer ser digital influencer), assistente administrativo, monitor em escolas ou bibliotecas, demonstrador de alimentos ou produtos, motorista de aplicativo, babá, zelador, atendente de estacionamento, entre outros.

Talvez você acredite que é complicado encontrar alguma dessas vagas, mas você pode fazer isso conversando diretamente com as pessoas ligadas a função que você quer desempenhar. 

Esse tipo de conexão pode te ajudar a encontrar um trabalho de meio período. Pois nem sempre as pessoas sabem que alguém da terceira idade está procurando um emprego. 

11 empregos com horário flexível para terceira idade

Agora se você quer definir sua própria agenda ou trabalhar algumas manhãs, ou algumas noites a melhor opção é procurar emprego com horário flexível. 

Isso quer dizer que o idoso pode trabalhar como carpinteiro, chaveiro, operador de caminhão de reboque, motorista de entrega, professor para vestibular e ENEM, revisor de texto, motorista de ônibus escolar, representante de vendas, instrutor de ioga, agente de viagens, escritor de blogs e livros. 

Nesses casos você pode abrir o seu próprio negócio ou enviar currículos para por sites de busca de emprego como, por exemplo, o Indeed e o Vagas.com.

Mesmo que você não tenha nenhuma qualificação, você pode procurar cursos rápidos presenciais e até mesmo na internet para se qualificar e voltar ao mercado de trabalho. 

11 empregos de baixo estresse para aposentados 

11 empregos de baixo estresse para aposentados 

Se você quer continuar trabalhando, mas não quer passar por todo o estresse e cansaço físico e mental que um emprego regular, geralmente, possui. 

O ideal é procurar um emprego que seja apenas para complementar a renda e não exige muitas responsabilidades. 

Como, por exemplo, passeador de cães, entregador, assistente de biblioteca, trabalhador de cafeteria, governanta, representante de atendimento ao cliente, cozinheiro, call center, assistente de paisagismo, porteiro, trabalhador de abrigo de animais, entre outros. 

É claro que existe a discriminação por idade no mercado de trabalho, no entanto, há várias empresas que prezam pela experiência e por profissionais mais maduros. 

Esteja confiante e fale sempre com as pessoas certas para conseguir um emprego na terceira idade.

7 opção de home office (ou teletrabalho) para idosos

Há também aquelas pessoas que apesar de querer se manter ativa no mercado de trabalho, prefere continuar em casa. 

Isso é totalmente possível. Há diversas empresas que oferecem vagas de emprego para home office (teletrabalho). 

As vagas mais comuns são para trabalhar como assistente de mídia social, editor/revisor de texto, tutor online, assistente virtual, designer, editor de vídeo, criador de conteúdo (blog, vídeos). 

Além dessas carreiras terem a possibilidade de trabalhar de casa, para se qualificar pra elas, geralmente, não é necessário um diploma. 

Você pode fazer curso de qualificação pela internet ou até mesmo ir aprendendo por conta própria até conseguir um emprego na área. 

Com o marketing digital em alta atualmente as possibilidades são infinitas. Tanto para aprender como para conseguir um emprego e até mesmo para empreender na internet.  

9 trabalhos voluntários para aposentados

Agora se você quer trabalhar apenas para não ficar sozinho ou com muito tempo livre, uma opção é encontrar um trabalho voluntário. 

É claro se dinheiro não for uma prioridade para você. O que, na verdade, é o caso de muitos idosos. 

Pois é comum depois de se aposentar as pessoas da terceira idade usar o seu tempo livre para desenvolver um hobby ou ajudar outras pessoas. 

Como trabalhar, por exemplo, em abrigo de animais, hospitais, creches, orfanatos, igrejas, escolas, com mentoria, como voluntário de conservação ambiental, no Centro de Valorização da Vida (CVV)…

Sempre também há possibilidade de fazer o seu próprio projeto. Pode ser para ler para outras crianças, distribuir livros, brinquedos ou somente conversar.   

Conclusão

No artigo de hoje te expliquei 48 oportunidades para quem quer ter um emprego na terceira idade. 

Separei por setores e te mostrei opções para trabalhar meio período, home office, com horário flexível, com baixo estresse e voluntariamente. 

Se alguma dessas dicas te ajudou deixe um comentário. E se você é um idoso ou conhece alguém da terceira idade que trabalha, conta aqui para gente nos comentários.

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *