O que é apólice de seguro de vida?

O que é apólice de seguro de vida?

Se você quer saber o que é apólice de seguro de vida, você precisa ler esse artigo AGORA. 

Sei que há muitos termos técnicos nesse mercado, mas nada como uma boa leitura para você tirar as suas dúvidas. 

Eu poderia apenas te mostrar o conceito, mas vou fazer uma análise ampla sobre o assunto e te mostrar quais são os principais elementos, quais os principais tipos, o que deve constar na sua apólice, entre outros assuntos. 

Vamos lá?

Afinal, o que é apólice de seguro de vida?

Apólice de seguro de vida é o contrato do seguro que descreve os direitos e obrigações do segurado e da seguradora. 

É nesse documento que fica firmado o valor da indenização, os tipos de coberturas, as mensalidades e os nomes do segurado e beneficiários. 

Ou seja, é na apólice de seguro de vida que fica definido as regras, quais os casos de sinistros, quem são as pessoas que vão receber os valores. 

A apólice de seguro de vida pode ser emitida em até 15 dias após a assinatura do contrato. Nesse período o segurado já faz parte da cobertura do seguro, mesmo sem o documento em mãos. 

No entanto, fique atento que neste intervalo a seguradora tem o direito de recusar o pedido do cliente devido o resultado da análise de risco. 94385-558

Quais são os principais elementos da apólice de um seguro?

Se você está com a sua apólice de seguro de vida em mãos ou quando você recebê-la, você vai perceber que ela é cheia de outros conceitos que podem confundir a sua cabeça.

Por isso, separei aqui para você aqueles que você precisa saber para conseguir compreender esse documento. 

Veja só:

Interesse segurável

O interesse segurável é a relação que existe entre uma pessoa (segurado ou beneficiário) e o objeto do seguro.

Ou seja, é quem é o detentor legal do valor protegido. Seja em forma de indenização ou bens materiais.

Risco segurável

O risco segurável é a justificativa da contratação do seguro. Isso quer dizer que é todo e qualquer evento futuro e incerto, alheio à vontade e ao controle das partes, previsto no contrato. 

Essa ocorrência deve ser algo que impulsiona a necessidade de indenização por parte da seguradora. 

No caso do seguro de vida, o risco segurável, geralmente, são as possibilidades de morte ou de invalidez durante a vigência do contrato.

Prêmio

O prêmio nada mais é do que o valor mensal que deve ser pago à seguradora. Ele é calculado com base na possibilidade de que o risco aconteça durante o contrato. 

Como o prêmio do seguro de vida é calculado?

Como o prêmio do seguro de vida é calculado?

O prêmio do seguro é calculado segundo a probabilidade de materialização do risco coberto durante a vigência do contrato.

Ou seja, quais são as chances do segurado falecer ou ficar inválido?

Sei que pode parecer algo mórbido, mas esse calculado não é feito “gorando” a vida do cliente, mas sim de acordo com a idade. 

Isso porque conforme a gente vai envelhecendo, maiores são as chances desses eventos acontecerem. 

Para fazer esse calculo, primeiro a segurado envia um formulário com perguntas como faixa etária, gênero, profissão… E qualquer outro fator que possa ajudar o setor de análise de riscos a avaliar o segurado. 

Por exemplo, mulheres apresentam uma expectativa de vida mais alta, assim como pessoas que praticam algum exercício físico

A tendência é que o valor do prêmio para essas pessoas seja bem mais em conta do que para um homem totalmente sedentário.

Além disso, é importante destacar que as seguradoras utilizam para fazer esse calculo de risco um instrumento chamado: tábua biométrica. 

Quais são os principais tipos de apólice?

Saber o que é uma apólice de seguro de vida não é a única informação que você precisa dominar. 

Isso porque existem alguns tipos de apólices que você precisa conhecer antes de assinar um seguro de vida.

Pode parecer apenas nomenclaturas difíceis, mas é importante você conhecer a diferença entre elas. 

Aqui vou te mostrar as principais, ok? 

Apólices abertas ou fechadas

As apólices abertas podem ser alteradas de acordo com as necessidades futuras. Já as fechadas não existe essa possibilidade.

Isso quer dizer que enquanto a apólice aberta você pode, por exemplo, adicionar ou excluir novos segurados, mudar a amplitude do objeto do contrato e alterar o valor capital, a apólice fechada não é permitido qualquer alteração.

Apólices individuais ou coletivas

A apólice de seguro de vida individual é negociada para um único nome e a apólice coletiva, obviamente, quando há mais de uma pessoa envolvida. 

A apólice coletiva custa ser mais em conta, pois abrange dezenas ou centenas de pessoas. 

Ela é realizada, geralmente, quando uma empresa negocia os termos do contrato com a seguradora.  A desvantagem é que nesse formato, os segurados não podem fazer nenhuma modificação.

Apólice de seguro de vida resgatável

A apólice de seguro de vida resgatável está presente tanto nos modelos individuais quanto nos modelos coletivos. 

Ele garante a possibilidade de resgatar os valores rentabilizados em caso de emergência. Ou seja, pode muito bem servir como uma reserva financeira. 

Apólice facultativa ou compulsória

Como o próprio nome já diz, a apólice facultativa é de livre e espontânea vontade do segurado e a compulsórias são aquelas que não podem ser negociadas, pois se tratam de uma obrigação legal como, por exemplo, o DPVAT

Apólice de riscos nomeados

Nesse tipo de apólice a cobertura é bem delimitada, ou seja, é explicitamente descrito na apólice quais são os casos que há a cobertura do seguro de vida.

Apólice de recibo

Esse tipo de apólice tem caráter temporário e, geralmente, é utilizado quando o segurado vai fazer uma viagem. 

Apólice contra danos a terceiros

Nessa apólice, caso o segurado se envolva em algum delito, a seguradora deve garantir as indenizações que ele vai pagar para outra pessoa.

O que deve constar em uma apólice de seguro de vida?

É importante também você saber o que precisa ter na sua apólice, ou seja, quais temos são essenciais para você fazer assinar o contrato. Vou te mostrar. Veja só:

Condições gerais

Deve estar disposto na sua apólice quais são regras gerais que regulam a relação entre seguradora e segurado. Aqui deve apresentar os direitos e os deveres de ambas as partes, a cobertura da apólice e as exclusões.

Condições especiais

Aqui ficam descritas as coberturas adicionais que acompanham a apólice de seguro de vida.

Condições particulares

Neste item são listadas detalhadamente as coberturas e as respectivas indenizações. Aqui também são mencionados a data de início da vigência, quem são os beneficiários, quais as porcentagens para cada um, etc.

Conclusão

Nesse artigo te expliquei exatamente o que é apólice de seguro de vida. 

Além disso, te mostrei quais são os tipos e o que deve constar em uma apólice. E também quais são os principais elementos deste documento. 

Se você tiver qualquer dúvida sobre esse assunto, deixe um comentário que faremos o possível para te responder. 

 

One Response

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *